Projetos

Projetos

Crescer

Contribui para a formação integral de crianças e adolescentes, por meio de acompanhamento psicológico individual ou em grupo, oficinas lúdicas e cursos semiprofissionalizantes (voltado aos jovens), além de oferecer informações e subsídios para as famílias acompanharem e participarem melhor do desenvolvimento de seus filhos.

Os atendimentos e as oficinas têm o propósito de favorecer o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos participantes em um espaço qualificado de escuta e trocas. Com a psicoterapia, os atendidos percebem outras maneiras de lidar com seus traumas, de resolver conflitos familiares, tendo respostas concretas de como interagir melhor consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

As famílias também recebem apoio, participando de grupos de discussão ou de atendimento personalizado com a assistente social, que também realiza intervenções e orienta a inserção em programas sociais ofertados pela rede municipal.

Despertar

O projeto é voltado a adolescentes e seus familiares que se encontrem em situação de vulnerabilidade social para que desenvolvam competências profissionais e emocionais básicas ao seu desenvolvimento, visando o acesso ao primeiro emprego e à geração de renda para as famílias.

Para os jovens entre 15 e 17 anos, são oferecidas oficinas que os preparam para o primeiro emprego, a inserção e permanência no competitivo mundo do trabalho. Algumas das opções são: preparação para o mercado de trabalho, auxiliar de cabeleireiro e manicure, auxiliar de eletricista residencial, mecânica de moto, culinária e corte e costura.

Além do conhecimento técnico, o projeto oferece atendimento psicoterapêutico em grupo ou individual e orientações que valorizam uma formação mais cidadã e integral, além de visitas domiciliares realizadas pela equipe de serviço social, com encaminhamentos aos serviços e programas sociais do município. Também contribui à permanência do jovem na escola.

Afeto Familiar

Voltado a famílias em situação de vulnerabilidade social, o projeto visa apoiá-las para que possam enfrentar dificuldades afetivas, sociais, culturais e econômicas que, muitas vezes, dificultam a criação e o bom desenvolvimento de seus filhos.

Isto porque é no espaço da família que são absorvidos os valores éticos e humanitários e onde se aprofundam os laços de solidariedade. Por isso, o projeto propicia um espaço de acolhida, trocas e vivências, visando fortalecimento, autonomia, empoderamento, favorecendo a criação de identidade, para que sejam protagonistas das próprias vidas e de relações mais saudáveis e protetivas com seus filhos.

Dentre os temas das reuniões, são discutidos: relações familiares, maternagem, organização da vida diária, autoestima, educação dos filhos, conceito de família, violência doméstica, cidadania, direitos e deveres, entre outros.

Esporte Ativo

Voltado a crianças e adolescentes (de 9 a 14 anos), o projeto oferece atividades esportivas de futebol de salão e atendimento especializado com psicólogos e/ou assistentes sociais, na sede da SIBES, proporcionando integração sociocultural para prevenir casos de violência doméstica e outros problemas que violem os direitos de crianças e adolescentes.

O esporte, especialmente o futebol, é uma importante estratégia de resgate de indivíduos em situações de risco. Por meio dele, os participantes desenvolvem habilidades importantes para seu pleno desenvolvimento, como o trabalho em equipe, o convívio com as diferenças, o respeito às regras, a criatividade, a resolução de problemas, dentre outras.

Os times participam de campeonatos, o que também estimula a competitividade sadia e o convívio com crianças e adolescentes de diferentes extratos sociais, favorecendo a inclusão esportiva e cidadã.


Mais informações

(11) 4524-1866 e 4594-2721 – E-mail: contato@sibesitatiba.org