SIBES

Tania Zagury,​ Mestre em Educação, esteve em Itatiba para a palestra​ “Limites sem traumas, educando cidadãos”

Tania Zagury,​ Mestre em Educação, esteve em Itatiba para a palestra​ “Limites sem traumas, educando cidadãos”

No dia 10 de novembro recebemos em Itatiba Tania Zagury, que falou sobre Valores, Educação, Família e Ética em um encontro enriquecedor.

“Estamos em outros tempos, a gente está com medo de não dar conta”. Foi assim que Tania Zagury, referência em educação de crianças e jovens, iniciou sua palestra no salão social do Itatiba Esporte Clube. Cerca de 200 pessoas prestigiaram o evento e puderam também esclarecer questões como moral e ética, educação básica e limites para as crianças.

Do livro de sua autoria, “Limites sem traumas, educando cidadãos”, que foi o conteúdo da palestra, ela propôs reflexões, ilustrando-as com várias histórias. Também explicou sobre a geração dos Baby Boomers, nascidos pós-guerra mundial, uma época que rompeu barreiras, mudando a postura dos filhos, que até então tinham de seguir, por exemplo, as mesmas profissões dos pais. Uma geração que resolveu mudar toda uma história, dando origem a movimentos como “Faça amor, não faça guerra”. Porém, o respeito pelos pais não mudou, apesar das grandes transformações da época. “Você faz um filho feliz quando passa a ele vontade de fazer algo, ser alguém e ser honesto. Quem nasceu em 1960 viveu em uma família diferente”, disse Zagury. “Hoje os pais são chamados na escola pelo mal comportamento do filho e recriminam a atitude da escola, e não do filho. Quantos pais têm tempo de ver e brincar com os seus filhos antes de dormir?”, questionou.

O pai veterano dizia “Me respeita que eu te dei a vida”, os pais de hoje escutam dos filhos: “Eu pedi pra nascer?” É preciso entender que os nossos filhos não são frágeis, como pensamos, e deixar de nos sentir culpados por recriminá-los, por dizer não.

A especialista contou que cerca de 20 milhões de jovens, de 15 a 29 anos, de acordo com o senso demográfico, são da geração “Nem Nem”, nem estuda, nem trabalha. “Precisamos criar cidadãos, criar homens de bem. O ‘não’ tem que ter cara de ‘não’, cheiro de ‘não’ e ser ‘não’ mesmo!”, enfatizou.

“Os jovens hoje são muito mais imediatistas, querem tudo para agora. Sugiro a vocês que sentem com suas famílias, nesse final de semana, e revejam o seu projeto educacional. O que você quer que seu filho seja quando ele crescer?”, propôs Tania aos pais e educadores presentes.

Para ela, os pais precisam atuar agora para que seus filhos tenham honra, brilho, caráter. “A moral é uma criação do ser humano. Filhos não nascem prontos. Ensine ao seu filho os princípios básicos da cidadania. Equilibre amor e afeto com limites e sem traumas”.

Depois da palestra, a escritora respondeu a algumas perguntas da plateia e autografou seus livros para as dezenas de pessoas que formaram fila no saguão do clube.

“Há uns quatro anos pedi ajuda ao pediatra do meu filho. Como mãe de primeira viagem, eu não sabia lidar com as birras do pequeno (na época com três anos). O médico prontamente escreveu o nome de um livro para eu ler: ‘Limites sem Traumas’. Assim conheci Tania Zagury. Assistir pessoalmente uma palestra dela foi um grande prazer. Foi muito bom escutar que nós, pais, somos capazes, sim, de criar cidadãos do bem e felizes, mesmo diante de tantas adversidades. Eu e meu marido agradecemos a Sibes por ter nos dado esta oportunidade enriquecedora”, comentou Tatiana Marin, odontopediatra.

O evento foi organizado pela Sociedade Itatibense para o Bem-Estar Social (SIBES) com o patrocínio social do Colégio Next Itatiba, parceria social do Itatiba Esporte Clube e o apoio de várias empresas da cidade. Todo o valor arrecadado com a venda dos ingressos será revertido para os projetos sociais da entidade.

Amélio Vieira Neto e Isabel Bonna Branco com Tania Zagury.

Amélio Vieira Neto e Isabel Bonna Branco com Tania Zagury.

D. Lurdinha (Fundadora da Sibes) e a Palestrante

D. Lurdinha (Fundadora da Sibes) e a Palestrante

 Sobre a SIBES

Com 28 anos a Sociedade Itatibense para o Bem-Estar Social (SIBES) é uma entidade sem fins lucrativos que atende crianças, adolescentes e suas famílias, garantindo oportunidades qualificadas que estimulem o seu desenvolvimento, por meio de atendimentos psicológicos em grupo, atividades lúdicas, grupos reflexivos e de orientação, cursos e oficinas que viabilizam o desenvolvimento das potencialidades de cada atendido como também os prepara para o enfrentamento dos desafios da sociedade, para que construam um presente e um futuro mais digno e feliz.

A SIBES também promove fóruns e eventos para ampliar conhecimentos, disseminar informações e boas práticas voltadas à infância e juventude aos profissionais que atuam na rede de serviços e apoio à criança e ao jovem.​ Quem quiser colaborar e conhecer mais a entidade entre em contato: contato@sibesitatiba.org ou (11) 4524-1866 ou 4594-2721.

Acompanhe a SIBES também no Facebook. Curta e confira as fotos da palestra.